sábado, 30 de janeiro de 2010

Moules sauce poulette

Olá!!

Hoje mando uma receita de mariscos. Deliciosa. Você que conheces as moules marinières, entrada servida na França, essa é bem parecida e igualmente fácil.


Em uma panela, sue um pouco de echalote picada com manteiga e deglaceie com um pouco de vinho branco seco. Adicione salsinha, tomilho, louro. Reduza um pouco e adicione os mariscos, que você deve lavar antes e raspar aqueles "cabelinhos" que ficam grudados na casca muito bem. Imagina que desagradável comer aquilo?
Tampe a panela e espere que os mariscos se abram. Quando isso acontecer, coe tudo e separe os mariscos perto do fogo para mantê-los aquecidos. Volte o líquido para a panela, acrescente fundo de peixe e reduza mais um pouco. Acrescente um pouco de creme de leite e uma bolinha de farinha misturada com manteiga (em partes iguais). Mexa bem (isso é para engrossar um pouco o molho). Então adicione uma gema de ovo e mexa mais um pouco (cuidado, o fogo não pode estar muito quente nessa hora). Prove o molho, tempere e coloque ciboulette picada. Pronto!!


Agora mando uma fotinho de Moules sauce poulette, mas é uma foto google, não tirei foto da que eu fiz..

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bem vindos!

Bom dia!!

Começo hoje meu blog (ainda não publicado, estou em fase de testes)..
Inspirada pelo filme Julie e Julia, - quem não assistiu, é bem monótono.. mas me rendeu essa ideia! - decidi criar esse blog, para postar receitas, dicas, talvez críticas..

Quero fazer dele algo de útil para quem precisa de uma opinião sobre tal restaurante, uma ajudinha em alguma receita ou mesmo só trazer alguma novidade..

Então: Bem vindos!!

O que lançarei primeiro é um verbete da Larousse Gastronomique, ótimo livro, minha edição é aquela New Concise Larousse Gastronomique..

Vinho fortificado: VInho ao qual certa quantidade de álcool é adicionada durante a sua produção. Aumentar a quantidade de álcool tem o efeito de interromper o trabalho de fermentação das levedura, de modo que o açúcar não possa se transformar em álcool. O resultado pode ser seco ou reter uma boa quantidade do açúcar natural da uva. Exemplos de vinhos fortificados são: Porto, Madeira e Sherry.